Quem ama uma variedade de pimentas nunca se cansa de saber mais informações sobre os tipos preferidos ou conhecer novos sabores mundo afora. E é isso que apresentaremos hoje, alguns tipos ardidos, ardentes e comuns de nossa mesa.
Aumente seu conhecimento sobre pimentas e aguce ainda mais seu paladar!
Table of Contents
Quais são os tipos de pimenta?
Das mais ardidas às bem aromáticas, existem diversos tipos de pimenta que emprestam suas cores e sabores para pratos doces e salgados.
Além disso, oferecem muitos benefícios à saúde. Ou seja, essas especiarias são uma bela pedida tanto para o paladar quanto pra dar aquela forcinha para o corpo funcionar bem.
E se você é um fã de comida com personalidade, vai gostar de saber mais sobre as principais variedades de pimenta.
Pimenta Trinidad Moruga Scorpion
Em Trinidad e Tobago, uma variedade de pimenta que reina triunfante em ardência e fama é a Trinidad Moruga Scorpion, com 2 milhões de SHU. Ela é usada em molhos e até como arma de proteção pessoal, em sprays de pimenta.
Pimenta Bhut Jolokia
Já ouviu falar na pimenta Bhut Jolokia? Ela é um tipo de pimenta que é cultivada há séculos na região de Bangladesh. Alcançou, em 2007, o topo do ranking das mais ardidas do mundo.
Pimenta habanero e pimenta jalapeño
Visitando o México, não deixe de conhecer as raízes da pimenta habanero, originária da península de Yucatán – assim como da pimenta jalapeño. Os mais deliciosos pratos mexicanos, como tacos, burritos e nachos, não podem ficar sem.
Pimentas de cheiro ou biquinho
As pimentas de cheiro são tipos de pimenta que estão presentes, principalmente, na culinária nordestina. Já a pimenta murupi marca a cozinha do norte, sendo também chamada de rainha brasileira. Por sua vez, a pimenta bode é típica da culinária de Goiás.
Mais um tipo de pimenta brasileira, a pimenta biquinho é bastante cultivada no sudeste. De ardência leve, é usada para dar um toque sutil de sabor, inclusive em receitas doces. Você pode utilizar pimenta biquinho em conserva com alecrim, molho de pimenta caseiro, geleia de pimenta biquinho com maça, entre outros pratos como arroz com linguiça, vinagrete de banana, carne flambada na cachaça.
Pimenta caiena
A pimenta caiena é um dos tipos de pimenta mais antigos e seu nome é devido à cidade de Caiena, na Guiana Francesa. Seu cheiro é único e é um dos tipos “domésticos” mais usados.
Entre o que você pode fazer, estão: brownie de chocolate, chá, coxas de frango fritas, ovos assados com rúcula, iogurte e pimenta caiena em pó Bombay. Arroz com legumes e pimenta caiena. Que delícia!
Pimenta do reino
O “reino” ao qual se refere é Portugal, uma vez que chegou ao Brasil durante o período colonial. Contudo, o grão é originário da Ásia.
Esse é o tipo de pimenta mais popular de nossas receitas e era uma variedade de pimenta muito usada na culinária real.
Em sua cozinha, experimente batatas com molho branco, peito de frango ao molho de requeijão e pimenta do reino Bombay, cebola empanada australiana, lagarto ao creme de queijo, sem falar no básico do dia a dia: feijão, filés acebolados e omeletes.
Pimenta calabresa
Essa maravilhosa pimenta, bastante usada em nossas receitas, é originária do Peru. Os flocos da pimenta calabresa são comumente usados em molhos e em pratos mexicanos e italianos. Em nossa cozinha, à criatividade é que manda.
Veja só o que você pode fazer: cuscuz de calabresa, penne à calabresa, escondidinho de banana da terra, conchiglione ao molho sugo, risoto de manjericão.
Pimenta dedo-de-moça
Um dos nomes de pimentas mais populares, a dedo-de-moça é uma delícia em forma de molho, moída, desidratada, em conserva ou fresquinha. Com uma ardência média, pode ter seu sabor suavizado se as sementes forem removidas. Esse tipo de pimenta vai muito bem com carnes, peixes e até sobremesas.
Dentre todos os tipos de pimenta, qual a mais ardida do mundo?
A Carolina Reaper é a pimenta mais ardida do mundo e sua cidade natal é a pequena Fort Mill, na Carolina do Sul, Estados Unidos. Até para manuseá-la é preciso cuidado: usar luvas é imprescindível. Ela é comercializada em pequenas doses ou misturada em molhos e mostardas.
Como identificar o tipo de pimenta?
O principal ponto pra distinguir diferentes tipos de pimentas é sua classificação biológica, conforme os termos chillis e peppers:
- “Chillis” pertencem ao gênero “Capsicum” – nesse caso, a substância responsável pela ardência é a capsaicina;
- “Peppers” pertencem ao gênero “Piper” – são grãos ou flores desse gênero que contém a substância piperina como responsável pela sensação de ardor.
Entretanto, outra forma de classificar tipos de pimenta é por meio da Escala Scoville, que mensura o nível de ardência dessas especiarias.
A Bombay há 20 anos atrás criou um grau de ardência que hoje é utilizado por diversos especialistas: a escala vai de 0 a 10+, seguindo a seguinte classificação:
- 0 e 1 não têm ardência;
- 2 e 3 são ardência leve;
- 4 a 7 são de média ardência;
- 8 a 10 são de alta ardência;
- as pimentas 10+ são de ardência muito alta (nucleares)
Onde encontrar e comprar diferentes tipos de pimenta?
O mundo é cheio de sabor, percebeu? E sabe um lugar onde o mundo inteiro de sabor está à distância de um click? A Bombay. Aqui, você prova as mais deliciosas pimentas do mundo.
Basta clicar no link a seguir que te levamos lá: link de pimentas
Para mais receitas e dicas, acompanhe o Blog Bombay e esteja sempre por dentro das maiores novidades do mundo das ervas, especiarias e pimentas da gastronomia mundial.
Parabéns pelo trabalho!
Desejo-lhes sucesso.
Muito obrigada, fizemos tudo com carinho para vocês! <3