Com esse guia de temperos naturais você conhecerá diversos nomes de temperos secos e transformará suas receitas em experiências inesquecíveis de sabor, cor e aroma. Confira agora mesmo!
Table of Contents
Temperos naturais
Você sabe que a cozinha brasileira preserva ainda forte influência da culinária portuguesa?
Logo na sequência da colonização – o que, por sua vez, recebeu influência dos mouros, principalmente no uso do açafrão, do tomilho e da cebola – a cozinha brasileira recebeu as proteínas: vacas, bois, ovelhas, cabras, porcos e galinhas; além das frutas, como figos, romãs, laranjas e limas.
A cozinha do Brasil dos primeiros tempos também fazia uso de muito arroz, abóbora, gengibre, alho e cenoura.
Foi quando começaram a surgir os primeiros pratos – hoje tradicionais! –, como: galinha cozida, arroz de forno, peru, leitões, cabritos assados.
Quando chegaram de Portugal os azeites, as azeitonas, queijos e as ervas e especiarias, nossa cozinha fundou para sempre suas bases para servir as mesas.
E com a cana de açúcar – que veio da Ilha da Madeira, de São Tomé e das Canárias – começaria também a arte da doçaria.
Muito sabor compôs mesas, desde as mais imponentes às mais simples, com saborosos papos de anjo, orelhas de abades e pastéis de Santa Clara.
Benefícios de temperos naturais
Os temperos naturais podem contemplar tanto as ervas quanto as especiarias.
Eles podem ser definidos como qualquer parte da planta usada na culinária devido às suas propriedades aromáticas e comestíveis.
As ervas e especiarias podem fazer muito mais do que melhorar o sabor dos alimentos.
Elas podem promover saúde e bem-estar através de benefícios que vão desde prevenção ao envelhecimento até a inibição de doenças degenerativas.
É possível transformar o sabor de quase todos os alimentos com a simples adição desses maravilhosos “medicamentos” naturais.
Seja qual for a forma de preparo, ao acrescentar temperos naturais à sua dieta você estará adicionando inúmeros de benefícios à sua saúde.
Além de oferecerem aroma e sabor aos alimentos graças à presença de óleos essenciais, as ervas e especiarias são excelentes fontes de compostos bioativos, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.
Hoje, falaremos de quatro temperos secos e naturais na gastronomia que não conseguimos abrir mão na elaboração desses e de outros pratos:
- Alecrim;
- Salsa;
- Louro;
- Cúrcuma.
Em outros artigos trataremos de outros nomes de temperos, por isso continue acompanhando o nosso blog! Vamos começar?
Alecrim
O que é alecrim?
Muito aromático, o alecrim é considerado um dos nomes de temperos que é quente, apimentado e levemente amargo.
Possui notas de pinho e cânfora e o sabor forte não diminui no cozimento. Basta, por isso, apenas um pouquinho de alecrim para dar aquele sabor especial à receita.
Excelente ingrediente para carnes, como: cordeiro, frango assado, vitela, porco, carnes vermelhas e peixes.
Utilize-o em: sopas, frutos do mar, batatas cozidas, pães, no molho de tomate e em cogumelos, pois seu aroma forte e pungente, deixará suas preparações muito mais saborosas!
Pode ser usado como decoração em pratos prontos antes de servi-los.
Salpique o alecrim sobre o carvão em brasa quando fizer churrasco para deixar a carne com um aroma delicioso!
E, para finalizar, de tardezinha, que tal um chá preto com laranja e alecrim?
Experimente fazer o chá de alecrim com 4g da erva e 150ml de água fervente.
Ele deve ser preparado em forma de infusão, fervendo a água e adicionando uma colher de sopa da erva para cada xícara de chá.
Salsa
O que é salsa?
A Salsa, também conhecida como salsinha, é um tempero natural saboroso e uma das ervas mais aromáticas e versáteis da culinária.
A salsa desidratada é uma versão seca da folha da salsinha e além de manter os nutrientes, garante uma durabilidade maior ao produto e é muito mais prática. Como é feita da própria planta, a salsa ou salsinha desidratada, acaba virando um tempero natural.
Possui um sabor ligeiramente picante com um toque de anis e limão, sendo o acabamento perfeito para a maioria das receitas.
Onde usar salsa?
A salsa é muito versátil na cozinha e como tem sabor um pouquinho picante, fica ótima na hora de finalizar as receitas.
Se você preferir liberar o sabor e aroma da salsa de maneira mais efetiva, adicione ela no início do preparo das receitas
Perfeita para ser usada como tempero em: carnes, peixes, aves, sopas, saladas, massas, tortas, molhos, pães ou para aromatizar queijos.
Experimente com batatas, sucos, risotos, no feijão, frutos do mar ou na ornamentação de canapés.
A salsa cai como uma luva em alimentos ricos em amido!
Louro
O que é louro?
O louro é uma planta de origem mediterrânea, possui um aroma extremamente agradável, exótico e um sabor adocicado e levemente picante.
Além de ser muito utilizada na culinária, a folha de louro é utilizada há muito anos para fins medicinais por conta de de seus diversos benefícios.
Para que serve folha de louro e onde usar?
A Folha de Louro é muito conhecida no Brasil por deixar o feijãozinho de cada dia mais saboroso, mas por ser super versátil, é utilizada em quase todos os tipos de receitas e culinárias.
A principal função da folha de louro na cozinha é temperar os mais diversos pratos, mas ela também proporciona o benefício de tornar suas receitas mais digeríveis.
O Louro auxilia na digestão, é fonte de vitaminas A e C e também de minerais como selênio e potássio – componentes que são excelentes antioxidantes.
Como o sabor do louro vai sendo liberado aos poucos, a folha de louro será mais bem aproveitada em cozimentos longos como em: sopas, marinadas e ensopados.
A maioria das pessoas utiliza esse tempero natural delicioso para temperar o feijão mas ele é também muito utilizado em: carnes, peixes, frutos do mar, frangos, lentilhas, batatas, massas, molhos de tomate e pratos com arroz.
Experimente utilizar a folha de louro para aromatizar cremes, molhos ou frutas cítricas!
Dica Bombay: retire a folha de louro ao final da preparação para saborear a sua refeição!
Cúrcuma
O que é cúrcuma?
A Cúrcuma, ou popularmente conhecida no Brasil como Açafrão da Terra, é uma planta utilizada para adicionar cor às receitas e realçar os sabores e aromas da comida.
Dentro do mundo dos nomes de temperos secos e naturais, a cúrcuma está no lugar de uma das mais queridinhas especiarias adotadas pelos brasileiros.
Onde usar cúrcuma?
O toque de frescor da cúrcuma é único. Tem leve sabor cítrico, lembrando o gengibre.
Sua coloração é tão intensa que chega a manchar a pele e os utensílios em que permanece. É muito usada em pastas, queijos, margarinas, mostardas e massalas.
A Cúrcuma é muito utilizada no preparo de: peixes, frangos, massa de pães, molhos cremosos, maionese, cobertura para saladas, arroz, caldos, sopas e verduras cozidas e refogadas.
Fundamental na composição do Curry, receita indiana conhecida mundialmente e um dos ingredientes principais do famoso Golden Milk!
A novidade, no caso desse tempero seco e natural, é que ela pode ser incorporada no café da manhã. Por exemplo:
- Vitamina de banana com cúrcuma, gengibre, canela e leite de aveia,
- Crepioca com cúrcuma.
Golden Milk Receita
É isso!
Cozinhar é perpassar memórias afetivas e transmitir carinho a quem vai se deliciar, logo mais, com os pratos que você se dedica a fazer com amor.
A cozinha significa, por isso, um lugar de acolhimento, identidade, delicadeza, entre tantos outros valores que, com certeza, não podemos viver sem – e a comida caseirinha como amamos incentivar que você faça é cheia de todos esses valores.
Por fim, diga para nós: qual desses temperos secos e naturais você vai mais gosta?
Na dúvida, use todas! Cada dia um sabor diferente, cada dia uma experiência inesquecível. Já pensou nisso? Então conte com a Bombay!
Caso queira conhecer mais sobre diversos nomes de temperos naturais, basta clicar no link laranjinha no nome de cada uma ou no link a abaixo:
Para mais dicas de temperos secos, pimentas, receitas, ervas e especiarias acompanhe o nosso blog.