A pimenta Caiena, com sua picância intensa, é uma especiaria que pode compor receitas doces e salgadas. A sua versatilidade também se aplica para o uso de suplementos alimentares.

Conheça seus benefícios e como utilizar a pimenta caiena no dia a dia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Origem

A origem da pimenta caiena, vem de uma variedade da Capsicum annuum, uma espécie de planta nativa do continente americano. O seu nome “caiena” é devido ao seu local de origem, Cayenne, a capital da Guiana Francesa.

Essa especiaria é rica em seus compostos e não apenas traz sabor aos pratos como também melhora a qualidade nutricional dos alimentos e beneficia quem se utiliza dela, nas receitas -do dia a dia.

Pimenta Caiena: onde encontrar?

É possível encontrar a pimenta Caiena em diversos formatos em mercados, lojas de especiarias, e em sites. Ela pode vir em conservas; cápsulas; como insumos de molhos e sobremesas e principalmente em pó: seu modo mais popular de ser implementada nas receitas do dia a dia.

Pimenta Caiena e Dedo de moça. Quais as diferenças?

Muitas vezes, a pimenta caiena é confundida com a pimenta dedo-de-moça, a qual é muito semelhante em aparência, mas um pouco mais comprida e fina do que a primeira variedade. Além disso, a pimenta caiena é um pouco mais picante do que a dedo-de-moça, segundo a escala Scoville, que classifica a ardência das pimentas.

Conheça os benefícios:

  • Ação anti-inflamatória: a capsaicina presente na pimenta caiena consegue reduzir a inflamação, pois inibe a produção de substâncias que desencadeiam o processo inflamatório.
  • Ação antioxidante: ajuda a combater os radicais livres e as moléculas instáveis, pois podem provocar o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças.
  • Ação termogênica: a capsaicina presente na pimenta caiena ajuda a acelerar o metabolismo, pois aumenta o gasto calórico.

Receitas para o dia a dia

A pimenta caiena é um tempero que pode oferecer um toque picante aos seus pratos, para temperar carnes; saladas; sopas; molhos; sucos e chás.

A forma mais comum de consumir é por meio de molhos nas principais refeições. Confira receitas que levam o ingrediente:

1. Chili Mexicano: Essa é uma receita tradicional de Chili Mexicano, prato à base de feijão, carne moída e pimenta caiena.

2. Salada de grão-de-bico e cenoura: para sair da monotonia das folhas, aposte em ingredientes diversificados, como grão-de-bico, cenoura e pimenta caiena.

3. Mousse leve de chocolate: é uma receita fácil, que leva poucos ingredientes e fica pronta em 15 minutos.

4. Frango Tailandês e arroz com castanhas: mais uma opção de receita de frango tailandês. Aliás, além do tempero, o prato leva páprica e zaatar (tempero árabe que mistura gergelim, semente de coentro, orégano, cominho.

5. Purê de maçã termogênico: a mistura de doce com o picante é termogênica na medida certa e faz desta receita o ponto alto da refeição.

6. Camarões ao curry verde: boa dica de prato para quem adora camarão. Com certeza dá um toque delicioso ao prato.

Confira mais dicas como essa em nosso Blog! E acesse o site da Bombay para encontrar os melhores temperos para suas receitas!

Deixe uma Resposta