A pimenta jalapeño é a mais popular da América do Norte, sendo considerada uma das melhores para a produção de molhos, devido à grande espessura de sua polpa. Ela pertence à mesma espécie do pimentão.

Pimenta jalapeño no México

A origem da pimenta jalapeño é mexicana. O nome é uma homenagem à cidade de Jalapa, capital de Vera Cruz.

Seus frutos possuem formas cônicas e o aroma é acentuado. Normalmente, é consumida nas formas fresca, desidratada ou em pó. 

Nachos com guacamole e pimenta Jalapeño

Nachos com guacamole e pimenta Jalapeño

Na cozinha mexicana, a pimenta jalapeño é usada sobre os nachos e é indispensável na elaboração das enchiladas (que são as panquecas de milho), além dos tacos e das quesadillas (as tortinhas recheadas e grelhadas), sem esquecer, claro, dos bolinhos de milho.

Caso decida comprar a iguaria ao natural, para armazená-la e mantê-la fresca, mantenham-na refrigerada, em embalagem que evita murchar.

Se com o passar do tempo, ela perder o brilho, não se preocupe, é comum. O sabor e a ardência ficarão preservados. As pimentas mexicanas podem ser mantidas no congelador por até seis meses.

Pimenta jalapeño no Brasil

A pimenta jalapeño surgiu no cultivo do Brasil na década de 1990. Uma de suas características mais marcantes é a presença de estrias de cor clara, logo na casca do fruto, que pode ter cor amarela, laranja ou vermelha, quando o fruto está maduro.

No mercado brasileiro, a pimenta jalapeño é mais comercializada na cor verde-escuro ou vermelha.

Ao comprá-las ao natural, prefira as pimentas com casca brilhante e sem áreas moles ou machucadas. De ardência mediana, ela tem sabor mais parecido com o do pimentão fresco.

O molho de pimenta jalapeño pronto – desses que encontramos no mercado – pode, também, ter o nome de chipotle.

Nos Estados Unidos

Pimenta Jalapeño em conserva

Pimenta Jalapeño em conserva

Nos Estados Unidos, a pimenta jalapeño é consumida como picles.

Os frutos verdes, portanto, podem ser deixados na conserva à base de óleo vegetal ou de vinagre para serem usados nos recheios. Em conserva é, aliás, uma excelente opção para quem adora algo mais picante.

Pimenta jalapeño: benefícios para a saúde

Os benefícios da pimenta jalapeño para a saúde são vários. Por exemplo, como ela é um termogênico, ajuda a emagrecer.

O seu consumo acelerará o metabolismo, facilitando a queima de gordura. A grande responsável por isso é a capsaicina, substância causadora da picância, contida em todo tipo de pimenta.

Essa pimenta também ajuda a prevenir doenças como o câncer, entre outras inflamatórias.

Como também fortalece a imunidade, porque é rica em vitamina A e vitamina C, além de potássio e zinco, essa pimenta ainda alivia dores musculares, dores de cabeça e artrite reumatoide.

Onde usar e receitas

Jalapeño combina bastante com todos os tipos de receitas de carne, muitas vezes sendo cozida juntamente com ela.

Possui um sabor maleável, abrindo diversas possibilidades de receitas, como nos pratos mexicanos burritostacos chillis e nachos.

Muito utilizada na salada, em frutos do mar, legumes e na preparação de molhos ou recheios.

Agora confira algumas ideias do que fazer para saborear a pimenta jalapeño e em quais receitas adicioná-la, práticas ou para datas especiais:

  • Pimenta recheada com cream cheese e bacon;
  • Molho Whopper;
  • Pimenta recheada com carne seca;
  • Guacamole;
  • Bulgogi;
  • Salsa mexicana de tomate;
  • Chilis;
  • Mole negro.

Molho de Pimenta Jalapeño

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Quando essa pimenta passa pelo processo de defumação se transforma na jalapeño defumada e é muito utilizada para preparar o delicioso molho Chipotle! Conheça o Molho de Pimenta Chipotle da Bombay!

Onde comprar?

Para facilitar ainda mais sua vida, na hora de comprar a jalapeño selecionada e receber em casa, conte com a Bombay! Um jeito prático e rápido de ter muito sabor à mesa.

Basta clicar na imagem abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

Para mais dicas  e conhecer mias sobre outros tipos de pimentas acompanhe nosso blog.

2 Comentários

Deixe uma Resposta