Caso já tenha se perguntado qual é a diferença entre extrato e essência de qualquer produto, a resposta é simples: extrato de baunilha é natural; essência é artificial.

Com a baunilha, que é o segundo ingrediente mais caro do mundo, atrás apenas do açafrão espanhol, funciona mais ou menos assim…

Extrato natural de baunilha e essência de baunilha

O que é extrato de baunilha?

Feito da imersão da fava de baunilha em bebida alcoólica. Sabe o favo de mel? Então, é algo meio parecido.

Essa fava de baunilha é picada ou triturada e mergulhada em vodka, conhaque ou rum.

Essa imersão leva pelo menos seis meses, para que o álcool consiga extrair todo o sabor.

Só por se tratar de um produto natural, é a melhor opção na hora de enriquecer o sabor dos pratos, principalmente os de confeitaria.

Chefes da alta gastronomia não abrem mão de um extrato de excelente qualidade.

E você também não precisa na hora de ir para a cozinha e preparar suas próprias receitas gourmet.

Muito mais prático que a fava de baunilha, basta acrescentar a gosto o extrato e se deliciar com as suas receitas.pudim com extrato de baunilha bombay

O que é a essência de baunilha?

Por sua vez, a essência de baunilha é totalmente sintética, servindo apenas para aromatizar ou harmonizar uma receita.

Neste caso, é muito usada na indústria alimentícia, de bebidas e de cosméticos, já que seu custo é muito menor se comparado com o do extrato da baunilha. Estima-se que apenas 1% da indústria usa baunilha natural.

Sua essência, todavia, é fácil de encontrar em sorvetes, bebidas lácteas e cremes hidratantes, entre outros que são incrementados com o ingrediente, que dá aquele perfume inconfundível.

Está fortemente associada ao tipo de cozinha que se fala muito hoje em dia, o comfort food.

Processo da baunilha para consumo

A baunilha para consumo passa por quatro etapas em seu processo: morte, transpiração, secagem e condicionamento do produto. Rapidamente, vejamos todas elas.

Morte: é quando as favas de baunilha são colhidas ainda vivas continuam mantendo a maioria de suas funções fisiológicas.

A morte acontece quando se escalda essas favas em água quente ou quando ocorrem queimaduras devido à exposição ao sol. Pode-se também levá-la ao forno, à cicatrização, ao tratamento com gás etileno ou mesmo ao congelamento.

Transpiração: é preciso deixar a fava transpirar em nível máximo a fim de reduzir a possibilidade de deterioração por causa de micróbios nas fases seguintes.

A cor da fava de baunilha como a conhecemos – achocolatada – surge nesta fase. Este processo leva de sete a dez dias.

Secagem: porque é preciso que elas sequem para reduzir interferência microbiana no resultado final.

Condicionamento: quando as favas são guardadas em caixas fechadas por vários meses para mais reações químicas e bioquímicas, o que influencia no aroma.

Apaixonados por cozinha podem fazer o seu próprio extrato de baunilha com alguma disposição. Contudo, apaixonado ou não, não deixe de usar esse ingrediente magnífico em suas receitas!

Receitas:

Com o extrato Bombay, você pode deixar a sua mente viajar e utilizá-lo em quase qualquer receita doce, como bolos, pudins, cheese cakes e até mesmo para adoçar o café de uma maneira muito mais especial e saborosa!

Onde comprar?

A Bombay foi a primeira a comercializar o extrato de baunilha natural no Brasil e é a marca número um deste item em vendas.

Conheça mais sobre o produto e saiba onde comprar clicando no link abaixo:

E não deixe de olhar o site da Bombay, você pode encontrar os melhores temperos para deixar suas receitas ainda melhores!

Para mais receitas e dicas, acompanhe nosso blog e marca a Bombay no nosso instagram para vermos como ficou essa receita!

3 Comentários

Deixe uma Resposta