Nesse artigo vamos entender tudo sobre os diversos tipos de páprica: defumada, doce e picante

O que é páprica?

A páprica vem da moagem de frutos desidratados do pimentão completamente maduro. De coloração vermelha – podendo variar entre vermelho intenso e vermelho alaranjado.

É um dos temperos mais consumidos do mundo. Esse mercado dos pimentões gira em torno dos bilhões de dólares.

Quais são os tipos de páprica?

Existe páprica doce – sem pungência –; páprica picante, com vários níveis de ardume; e também a páprica defumada.

Além de condimento, ela costuma ser usada também como corante natural e como extrato concentrado, dando a determinados alimentos aspecto mais atraente.

Quem trabalha na produção deste condimento vem se preocupando cada vez mais com a qualidade do produto, não só na hora de processar o pó como na pesquisa para o melhor desenvolvimento dos pimentões, que precisa levar em conta a luminosidade, o calor, o pH etc.

Na reta final, a páprica de boa qualidade precisa ter como valor máximo o seu poder colorante e sua estabilidade. Devidamente armazenada, pode ter a durabilidade de até 18 meses.

Páprica Doce

É um tempero obtido a partir de pimentões maduros, os quais são secos e posteriormente moído diversas vezes para se transformarem em um pó de cor avermelhado que é usado para temperar, dar cor ou ornamentar diversas receitas.

Para que serve páprica doce?

Além dos benefícios acima, a páprica é muito utilizada para temperar, dar cor ou ornamentar diversas receitas.

  • Temperar: Como ela tem sabor suave ela acaba sendo muito versátil podendo ser usada em diversas preparações. Não é usada para dar ardência ao prato, mas traz um sabor único e contrabalança os sabores fortes de outros temperos combinando muito bem com quase tudo.
  • Dar cor ás receitas: Outra forma de usá-la é como corante alimentar. Como tem uma cor avermelhada vibrante, ela é usada no lugar de corantes artificiais. No Brasil, temos o colorau que é feito de sementes de urucum, também utilizado como corante alimentar natural. Porém diferente do colorau, a páprica além de trazer uma cor linda às receitas consegue agregar com o seu sabor característico e especial nos pratos em que é utilizada.
  • Finalizar ou enfeitar pratos: Como tem sabor suave e uma cor super vibrante acaba sendo a combinação perfeita para finalizar uma receita com estilo e perfeição.

Páprica doce onde usar?

Este tempero é bastante usado nas cozinhas turca, árabe e berbere, dos povos nômades do deserto do norte da África.

Muito utilizada em diversas receitas com frutos do mar ou diferentes tipos de carnes.

Experimente temperar a carne de porco, canapés, ovos, na paella, sopas, tortas salgadas e molhos ou até mesmo apenas salpicar sobre a batata frita!

Utilize também em ensopados, massas e na preparação de molhos cremosos.

Pode também ser usada em carnes, frangos, peixes, arroz, batata assada, purê de batata.

É importante usá-la apenas no final do preparo, porque a páprica, quando muito tempo no fogo, pode deixar o alimento amargo.

Confira também como temperar peixe para fritar.

Páprica Defumada

É um tempero, também obtido a partir de pimentões vermelhos maduros, os quais são secos, defumados e posteriormente moído diversas vezes.

Páprica Defumada da Bombay é importada diretamente da Espanha de um produtor muito bem selecionado garantindo a qualidade altíssima do produto!

Frango com páprica defumada Bombay

Páprica Picante

A páprica picante também é uma especiaria produzida a partir de diversos pimentões moídos, porém a a capsaicina presente nos pimentões e nas pimentas é o que deixa a páprica mais ou menos picante.

É justamente a presença desse princípio que vai definir o tipo de páprica pois ele só está presente na versão picante.

Paprica Picante com massa Bombay

 

Mas qual é a diferença entre elas?

Como já dito, a páprica vem de pimentões desidratados. Acontece que na versão defumada, essa desidratação é feita na fumaça. Isso pode acontecer tanto na versão doce como na picante.

Já a distinção entre páprica doce e picante varia de acordo com o processo de fabricação do condimento.

A principal diferença entre as duas a intensidade do sabor, sendo a páprica picante indicada para quem prefere temperos mais acentuados.

Quando a páprica tem cor mais clara, é porque foi produzida com pimentões sem sementes. Isso confere mais ardor ao paladar.

Consequentemente, a páprica mais escura é a considerada doce, que leva esse nome apenas porque não é picante.

Páprica benefícios:

Excelente componente para os remédios naturais, porque ajuda a dissolver coágulos, cicatriza feridas, alivia dores de estômago e de garganta, além de cãibras e gases.

Ela é rica em vitamina C, vitamina B6, K1, A, potássio e cobre, funcionando também como um poderoso antioxidante.

Onde comprar?

Ficou com água na boca? Conte com a Bombay para saciá-la!

Clique nas fotos abaixo para conhecer mais e comprar cada tipo de páprica!

paprica doce bombaypaprica defumada bombay

 

 

 

 

 

 

 

 

Para mais receitas e dicas, acompanhe o Blog Bombay e esteja sempre por dentro das maiores novidades do mundo das ervas, especiarias e pimentas da gastronomia mundial.

2 Comentários

Deixe uma Resposta