O cominho é um tempero que possui a função de destacar ainda mais os sabores da comida. Se você quer fazer receitas simples e em menos tempo, vale a pena apostar no cominho em pó(hiperlink) ou moído, conheça o cominho, seus tipos e como usar essa especiaria(hiperlink) em seu dia a dia.
Cominho: tipos e como usar
Table of Contents
Cominho em pó
O cominho em pó deve ser colocado durante o preparo do prato, do mesmo jeito que a pimenta-do-reino(hiperlink), por exemplo. A maioria das receitas(hiperlink) dá como medida ideal uma ponta de faca de cominho. Mas se preferir forte, tente ir acrescentando pouco a pouco enquanto experimenta.
Cominho em grãos
O cominho em grãos é ideal para quem quer um sabor mais forte. Para receitas que precisam de um cozimento mais longo e demorado, o cominho em grãos é uma boa escolha. Coloque uma semente inteira no início do preparo e espere que os sabores liberem suas nuances lentamente.
Com o que o cominho combina?
O cominho combina com praticamente tudo, principalmente pratos à base de queijos, ovos, carnes e batatas. Além disso, esse tempero vai muito bem com molhos e pães. Como é perfumado, também pode ser usado em alguns tipos de licor, conservas e compotas doces.
Para quem gosta de unir sabores, o cominho combina bem com outros temperos como pimentas, louro, canela, mostarda, erva-doce, alho, gengibre, cebola, entre outros.
Quais as melhores receitas para realizar com cominho?
São muitas as receitas que ficam ainda mais saborosas com o cominho. O feijão, por exemplo, com o uso do cominho, ganha um toque diferente e muito gostoso. E para fazer é muito simples, basta acrescentar o cominho com a cebola e o alho refogado, antes de colocar o feijão.
Gosta de culinária indiana e mexicana? Muitos pratos típicos desses países levam cominho, como curry na Índia, e chili no México.
E nas carnes vermelhas e frangos também ficam muito saborosos, sendo uma boa opção investir num contrafilé em iscas com cominho ou num churrasco com um molho bem temperado. Caso queira experimentar receitas que não levem carne, aposte em legumes refogados na manteiga com alho, cominho e coentro.
Cominho: confira seus tipos e como usar em receitas
Inspire-se com as receitas abaixo e ressalte o sabor dos seus pratos com o uso do cominho:
1. Curry caseiro
Vale destacar que curry não é um tempero, mas, sim, a combinação de vários. Ademais, conhecido como caril, é muito utilizado em países asiáticos como Índia, Tailândia. Geralmente leva, além do cominho, gengibre, canela, cardamomo, zimbro, cúrcuma, feno-grego e pimenta com o propósito de dar mais sabor ao prato.
2. Homus
Trata-se de uma pasta de grão-de-bico com tahine, de origem árabe, muito saborosa. Existem várias versões, pois esta receita é feita com grão-de-bico cru, tahine, limão, azeite, alho, sal, pimenta-do-reino e cominho.
3. Quibe cru
Para fazer este clássico prato da culinária árabe, você usará trigo para quibe, patinho moído duas vezes, cominho, pimenta síria , sal, pimenta-do-reino, azeite, hortelã e cebola.
4. Chili
Receita típica do Texas, o chili é superfácil de realizar e fica com um sabor incrível com o uso do cominho. Além disso, é perfeito para aquecer nos dias frios e uma boa maneira de reaproveitar o feijão.
5. Tex-Mex
O rendimento é de seis porções, e você usará apenas carne moída, cebola, aipo, tomate, água, feijão cozido, chili, cominho em pó, alho em pó, sal, pimenta-preta moída, açúcar e azeite de oliva.
6. Guacamole
O guacamole, por exemplo, é uma receita fácil em que você precisará apenas de cominho, sal, alho, avocados, limão, tomates, cebola roxa, coentro fresco e pimenta(hiperlink).
7. Carne moída com batatas e cominho
Essa é uma boa pedida para uma refeição completa e saborosa. Você precisará apenas de carne moída, batatas inglesas grandes, cebolas, alho(hiperlink), tomates, molho de tomate, cominho em pó, óleo e folhas de manjericão fresco.
8. Frango indiano
Um filé de frango feito com cebolas, gengibre e cúrcuma, sementes de coentro e de cominho para dar textura e mais sabor, um pouquinho de pimenta vermelha em pó e leite de coco, dessa forma será possível unir os sabores e deixar o prato com um molho sedoso.
9. Pão de cebola e cominho
Para fazer este pão saboroso, você usará apenas farinha de trigo, açúcar, manteiga, água, fermento biológico fresco, sal, cominho, cebola e ovo.
10. Arroz tailandês
De sabor marcante, este arroz é uma ótima ideia para variar o prato principal do dia a dia. Desse modo, o cominho, combinado com louro, coentro, páprica doce, tahine e gengibre, criam um sabor poderoso e inesquecível.
Acesse o site da Bombay para encontrar os melhores temperos para suas receitas!